Escolha uma Página

PEDAL DE NATAL

ALTO FELIZ

Pedalar no topo da serra, contemplando os vales férteis podendo respirar o mais puro ar das matas, combinação perfeita entre bicicleta e natureza

DATA

13/12/2015

LOCAL

Centro de Eventos de Alto Feliz – RS

Centro de Evento Alto Feliz

TRAJETO

CURTO 16 Km – Trajeto com 485 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com uma trilha (estrada de roça 4x4) finalizando no centro da cidade, 2 pontos de apoio;

MÉDIO 30 Km – Trajeto com 885 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com duas trilhas (estrada de roça 4x4) fáceis, mais uma trilha single track (empurra no início) finalizando no centro da cidade, 3 pontos de
apoio;

LONGO 40 Km – Trajeto com 1300 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com duas trilhas (estrada de roça 4x4) fáceis, mais duas trilha single track (empurra no início) finalizando no centro da cidade, 4 pontos de apoio.

DESCRIÇÃO

Amigos ciclistas, a Ekonova Adventure convida a todos para conhecer este novo destino, Alto Feliz…um pouco da Hisória deste pequeno paraíso…

A história que se constrói continuamente

Por volta do ano de 1846, cerca de 50 famílias de imigrantes alemães iniciaram a colonização da localidade chamadaBatatenberg, o Morro das Batatas, hoje uma das localidades de Alto Feliz. Os colonizadores enfrentaram muitas adversidades, tendo que desbravar matas, construir picadas e erguer o povoado com o olhar firme no futuro. Assim, estabeleceram-se como proprietários de terras, visto a abundância de áreas de solo fértil, aliada a condições climáticas ideais à agricultura.
Os imigrantes italianos chegaram por volta de 1875, através da velha linha colonial traçada nas matas da Encosta da Serra. Com o mesmo ímpeto, eles somaram seus esforços para promover o crescimento de Alto Feliz.
Por volta de 1900, foi construída a estrada Júlio de Castilhos, única via de acesso entre Porto Alegre e a região norte do Estado. A povoação, antes localizada no Morro das Batatas, foi se concentrando ao longo da Rodovia, assim deslocando o centro econômico-social.
Assim, após os primórdios coloniais, a história segue se construindo. Surgem pessoas que vão marcando sua trajetória e desenhando a estrutura necessária para que, em 1992, Alto Feliz se tornasse Município.
Até 1992, Alto Feliz pertencia à cidade de Feliz. Juntamente com ela, os municípios Linha Nova e Vale Real também se desmembraram do território felizense. A justificativa apresentada para a independência política nos três casos, não se difere dos argumentos de outros territórios que obtiveram êxito nesse processo: o difícil acesso a atendimentos de saúde, escolas e a conservação de estradas estava causando êxodo rural e a perda considerada de moradores interessados em plantar o desenvolvimento do local.
Em 10 de novembro de 1991, 1.592 eleitores compareceram as urnas para votar pela primeira vez por Alto Feliz: era realizada nessa data a consulta plebiscitária para emancipação. Uma maioria significativa de 1.134 votantes se declarou favorável à emancipação. E, ela de fato aconteceu no dia 20 de março de 1992.
Em outubro do mesmo ano, ocorreu a primeira eleição municipal, que deu a Paulo Mertins o título de primeiro prefeito, com Darci Baumgaten, como vice. “A solenidade teve início às dezenove horas e quarenta e cinco minutos, na Sociedade Recreativa e Cultural de Alto feliz, com uma cerimônia religiosa presidida pelo Reverendíssimo Sr. Pastor Ingobert Karl Niewohner, que invocou as bênçãos de Deus sobre o nosso município. […] a festa, porém, continuou com um animado baile, como um tributo a alegria de todos os presentes”, descreve um trecho do registro histórico, datado de 1993.
Segundo censo demográfico de 1990, a então localidade, contava com 2.789 moradores, um número que não pode ser confirmado devido o recorte do território, pós-emancipação.

DESCRIÇÃO DOS TRAJETOS E PONTOS DE APOIO

ESTRUTURA DO EVENTO

  • Seguro Individual Porto Seguro;
  • 4 pontos de Hidratação
  • 2 ponto de Frutas
  • Batedores de Moto
  • Carros de apoio
  • Percurso devidamente demarcado
  • Estacionamento amplo
  • Vestiário Masculino e Feminino com chuveiros
  • Placa bike
  • Vídeo e fotos do evento do Bikes do Andarilho (Roberto Furtado)

DESCRIÇÃO DOS PONTOS DE APOIO

INSCRIÇÃO ANTECIPADA ENCERRADA

NO DIA DO EVENTO R$40,00