Escolha uma Página

PEDAL NO SALTO VENTOSO

FARROUPILHA

Alguns lugares simplesmente dispensam apresentação, Santo Ventoso é um ícone para o esporte de aventura, venha conhecer com a Ekonova este pequeno paraíso…

DATA

17/04/2016 com saída as 9:00 horas

LOCAL

Pavilhão da Comunidade da Linha Muller – Farroupilha / RS

Comunidade Linha Muller - Farroupilha - RS

TRAJETO

CURTO 18 Km – Trajeto com 550 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com uma trilha (estrada de roça 4x4) passando pela cascata do salto Ventoso, 2 pontos de apoio;

MÉDIO 30 Km – Trajeto com 900 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com duas trilhas 3 pontos de apoio;

LONGO 44 Km – Trajeto com 1300 metros de elevação acumulada, Trajeto quase na sua totalidade em estradas de terra, com quatro trilhas, 4 pontos de apoio.

  • PS: TRAJETOS AINDA EM DEFINIÇÃO PODENDO TER ALTERAÇÕES

DESCRIÇÃO

Amigos ciclistas, a Ekonova Adventure convida a todos para conhecer este novo destino, Farroupilha…um pouco da História desta cidade…

A história que se constrói continuamente

Farroupilha é considerada o “Berço da Imigração Italiana no Estado do Rio Grande do Sul”. As primeiras famílias de imigrantes chegaram na localidade que denominaram Nova Milano (atual sede do 4º distrito de Farroupilha) em maio de 1875, vindas da província de Milão, norte da Itália. Segundo dados históricos, entre 1885 e 1886, na Colônia Particular Sertorina, que ficava em parte dentro do atual território farroupilhense, entre Linha Palmeiro (Bento Gonçalves) e a 1ª e 2ª Léguas (Caxias do Sul), Luis Antônio Feijó Junior, dono das terras, instalou uma comunidade habitada por imigrantes italianos trentinos e trevisanos. A localidade, que distava 8 km ao norte de Nova Milano, onde atualmente é o Bairro Nova Vicenza, tomou o nome de Linha Vicenza, e posteriormente, de Nova Vicenza.

A população, organizada e cheia de vontade, fez com que Nova Vicenza crescesse. Conseguiram um padre permanente e a instalação de uma escola, sob a responsabilidade das irmãs da congregação de São Carlos. Não havia ainda estradas na Colônia Particular Sertorina, sendo utilizada a estrada Caxias do Sul – Dona Isabel (Bento Gonçalves), que corria junto à linha do limite norte.

Em 1º de junho de 1910 foi inaugurada a ferrovia Montenegro – Caxias do Sul.  A linha férrea passou entre as duas localidades (Nova Milano e Nova Vicenza), tendo sido construída a estação de trem e o armazém da ferrovia onde hoje é área central de Farroupilha. A estação foi denominada “Nova Vicenza” e em torno da mesma começou a surgir um novo núcleo habitacional.

Em 1917, o 3º distrito de Caxias do Sul (Nova Milano) teve sua sede administrativa transferida para a estação Nova Vicenza através do Ato Municipal nº 84 de 21 de dezembro, passando a denominar-se com o nome da estação férrea. Em 1927, pelo grande desenvolvimento, foi designada como 2º distrito de Caxias do Sul. Com o progresso econômico da nova região foi inevitável que surgisse um movimento de emancipação. Os moradores queriam autonomia administrativa e política.

Desta forma, em 1934, uma comitiva de 35 pessoas, lideradas por Ângelo Antonello, representando as comunidades da nova Nova Vicenza, Nova Milano, Vila Jansen e Nova Sardenha, entregou uma petição ao então interventor federal no estado José Antônio Flores da Cunha. O município de Farroupilha foi criado através do Decreto Estadual nº 5.779, de 11 de dezembro de 1934, com seu território sendo desmembrado dos municípios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Montenegro. O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte.

Salto ventoso é uma cachoeira com 55 m de queda caindo sobre uma caverna em forma de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura. Situa-se no Rio Grande do Sul, no município de Farroupilha, na Linha Muller, Distrito de Nova Sardenha, a doze quilômetros da cidade. Sua principal característica consiste na possibilidade oferecida ao visitante de visualizar a queda por trás da água. Há uma passagem em seu contorno, que tal qual um túnel metade fechado, metade aberto, que permite às pessoas um passeio completo pela cachoeira. Quando o sol bate dentro do boqueirão sobre a fenda da água, e refletem-se várias cores nas paredes da caverna.

Foi palco de gravações do filme indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, O Quatrilho, de Fábio Barreto, baseado no romance do escritor caxiense José Clemente Pozenato.

O Salto Ventoso também é um dos locais mais procurados pelos praticantes da escalada em rocha. Nas paredes próximas à cachoeira há, aproximadamente, 30 vias de escalada de todos os graus de dificuldade.

DIAS QUE FALTAM PARA O PEDAL DO SALTO VENTOSO

Dia(s)

:

Hora(s)

:

Minuto(s)

:

Segundo(s)

INSCRIÇÕES ANTECIPADAS ENCERRADAS, CHEGUE ATÉ AS 8:15 PARA FAZER A SUA INSCRIÇÃO NA HORA…

INSCRIÇÃO NA HORA R$ 40,00

ESTRUTURA DO EVENTO

  • Seguro
  • 4 pontos de Hidratação;
  • 2 pontos de Frutas;
  • 1 Ponto com barra de ceral Hart’s natural;
  • Degustação de R4 Integralmédica / Biopoint na Saída do evento;
  • Mecânico para ajustes da bike na Largada Bike Garden Specialized;
  • Batedores de Moto;
  • Carros de apoio;
  • Percurso devidamente demarcado;
  • Estacionamento amplo;
  • Local para Banho;
  • Sorteio de Bicicleta Specialized Pitch para as inscrições antecipadas;
  • Placa bike
  • Fotos do evento do Bikes do Andarilho (Roberto Furtado);
  • Imagens aéreas com Drone por Falco imagens e inspeções aéreas;