CORDILHEIRA DOS ANDES

CÓRDOBA – MENDOZA – USPALLATA – ACONCÁGUA

DATA PREVISTA :

OUTUBRO 2021

0
DIAS DE VIAGEM
0
VEÍCULOS
0
QUILÔMETROS RODADOS

Compartilhe este roteiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

ROTEIRO E DESCRIÇÃO

Nossa expedição tem início na Cidade de Porto Alegre. O primeiro e mais cansativo dia percorrerá o estado do Rio Grande do Sul até a fronteira com a Argentina em Uruguaiana / Paso de Los Libres onde faremos todos os tramites aduaneiros para ingressar no país vizinho. Seguiremos até nosso primeiro pernoite em hotel na cidade de Paraná, ali já conheceremos uma das primeiras atrações do roteiro um túnel sob o rio Paraná inaugurado em 1969. O túnel subfluvial Raúl Uranga – Carlos Sylvestre Begnis tem um comprimento de 2937 m e está a aproximadamente 32 metros da superfície abaixo do rio Paraná.

No segundo dia seguiremos até a cidade de General Villa Belgrano está situada no centro da República Argentina, em um lugar de privilégio do Valle de Calamuchita, Província de Córdoba.

Rodeada de montanhas, as Sierras Chicas ao leste e as Sierras Grandes ou também chamada Los Comechingones ao oeste, esta bonita cidade se encontra a 700 msnm, entre os dois grandes lagos do Valle de Calamuchita. Lago Los Molinos e Embalse de Rio Tercero. A composição étnica em sua maioria está composta por nativos de ascendência alemã, suíça, austríaca, italiana, húngara e espanhola. Esta será nossa base por três dias. Ao amanhecer do terceiro dia daremos início a aventura, pelas Sierras Chicas seguiremos a San Agustin, Almafuerte, Embalse Rio Tercero, Santa Rosa de Calamuchita para após um dia inteiro de estradas de terra, serras, vales e lagos finalizar novamente em Villa General Belgrano.

No quarto dia da expedição vamos a um dos pontos mais altos da região de Córdoba, o Monte Champaquí, é uma montanha localizada na província ocidental da Argentina, Córdoba. É o pico mais alto da província, com uma altura de 2884 m.

Após chegar e este pico faremos o caminho contrário em direção a La Cumbrecita, em 1932, o alemão Helmut Cabjolsky é transferido da Siemens de Berlin para Buenos Aires, aonde vem morar com sua família, em 1934 lhe é oferecido 500 hectares de terra nas serras de Córdoba. Era um território rochoso e de pouca vegetação e rodeado por pequenos riachos. Em 1935 a primeira construção é erguida pela família e mais algumas nos anos seguintes como casas de veraneio. Devido às visitas regulares dos familiares e amigos europeus, a casa de veraneio passou a oferecer serviço de hospedagem. Começou então o pequeno vilarejo em estilo alpino. Neste dia teremos que caminhar um pouco, afinal em La Cumbrecita veículos não são permitidos.

No quinto dia partiremos de Villa general Belgrano para conhecer a mais bela Serra de Córdoba, a Sierra Grande, faremos o trajeto de Altas Cumbres a Mina Clavero pelo caminho conhecido como caminho de Cura Brochero, caminho sinuoso de terra que desce a Serra. São José Gabriel Del Rosario Brochero (Santa Rosa de Río Primero, 16 de março de 1840 — Villa Cura Brochero, 26 de janeiro de 1914) foi um padre católico argentino que sofreu com a lepra ao longo de sua vida. Ele é conhecido por seu extensivo trabalho com os pobres, os necessitados e os doentes. Seguiremos para Chancani conhecer mais uma bela Serra daquela região (opcional por conta da distância e tempo), a pernoite será em Mina Clavero.

No sexto dia mais um longo deslocamento de Mina Clavero a Mendoza, aproximadamente 550 km, neste dia após a viagem livre para conhecer a Cidade de Mendoza e seus restaurantes.

No sétimo dia teremos a visita as Vinícolas e dentre elas um almoço harmonizado a base dos melhores vinhos de Mendoza na Vinícola Decero, uma das mais premiadas Vinícolas da Argentina.

No oitavo dia iniciaremos nossa incursão na Pré Cordilheira, partiremos de Mendoza a Uspallata por Villavicencio, a estrada conhecida por suas 365 curvas segue subindo e serpenteando a cordilheira andina. Esta estrada impressiona, não só pelas centenas de curvas como pelo belo visual. A estrada não é perigosa, mas exige cautela na direção, por ser de terra e pelas curvas fechadas. Qualquer veículo comum pode transitar por ela. Chegando a Uspallata conheceremos ainda o cerro de Las sete colores, um monte que devido à alta concentração de diversos minerais exibe sete cores bem nítidas, pernoite em um hotel local.

No 9 dia vamos conhecer as mais belas atrações da expedição, o Cerro Aconcágua é uma montanha localizada no território argentino, mais precisamente na província de Mendoza, departamento de Lãs Heras. Com altitude de 6.962 metros acima do nível médio do mar é a maior montanha das Américas e também de todo o hemisfério sul, sendo somente superado pelos gigantes do Himalaia na Ásia central.
Vamos conhecer também Puente Del Inca, à primeira vista, parece tudo feito pelas mãos do homem. Ao olhar mais atentamente, percebemos que a paisagem em tons de ocre é mesmo obra da natureza. A Puente Del Inca surpreende pela grandiosidade da ponte natural sobre o Rio Caves. São 48 metros de comprimento e 28 de largura, encantando os turistas, a curiosa formação geomorfológica impulsiona a vida do pequeno povoado (com menos de 200 habitantes).

A paisagem é completada pela Cordilheira dos Andes. Se for possível faremos a travessia da Fronteira Argentina x Chile pelo Cerro Cristo Redentor, uma estátua que está situada no Cerro de santa Helena, primeira Travessia entre os dois países antes da construção do Túnel Internacional, são cerca de 10 km subindo até atingir o Cristo e os 4 mil metros de altitude, melhor não fazer movimentos bruscos no topo, afinal estamos a 4 mil metros. Pernoitaremos em Uspallata neste 9º dia.

No décimo dia seguiremos pela Ruta 7 entre a pré-cordilheira até a Embalse de Potrerillos, O reservatório tem 10 km de comprimento e está localizado a cerca de 30 km a sudoeste da cidade de Mendoza. A água do reservatório é desviada para duas usinas hidrelétricas sucessivas, localizadas em Cacheuta e Álvarez Condarco as usinas produzem o equivalente a 20% do consumo anual de eletricidade da província de Mendoza. Seguiremos por caminhos de terra para cidade de Tupungato, outro reduto dos melhores vinhos da pré-cordilheira, pernoitando em Mendoza.

No Décimo primeiro dia iniciaremos nosso retorno, pernoitando em Paraná e finalizando no Décimo segundo dia em Porto Alegre.

DESCRIÇÃO DE DISTÂNCIAS – Total de 5.400 km

  • Dia 01 – Porto Alegre / Paraná AR (1090 km)
  • Dia 02 – Paraná / Villa General Belgrano (445 km)
  • Dia 03 – Villa Belgrano / Embalse Rio Tercero / Villa Belgrano (174 km)
  • Dia 04 – Villa Belgrano / Cerro Champaquí (185 km)
  • Dia 05 – Villa Belgrano / Sierra Grande / Mina Clavero ( 230 km)
  • Dia 06 – Mina Clavero / Mendoza (550 km)
  • Dia 07 – Mendoza / Mendoza (150 km)
  • Dia 08 – Mendoza / Uspallata (130 km)
  • Dia 09 – Uspallata / Uspallata (190 km)
  • Dia 10 – Uspallata /Tupungato / Mendoza (180km)
  • Dia 11 – Mendoza / Paraná (990 km)
  • Dia 12 – Paraná / Porto Alegre (1090 Km)
UU$ 0
À PARTIR DE CASAL

INCLUÍDO NO PACOTE

  • 10 Hospedagens em Hotéis classe 3 estremas ou mais;
  • 01 Almoço Harmonizado na Vinícola Decero;
  • Serviço de Filmagem e fotos incluído, inclusive com drone;
  • Numeral de identificação do veículo;
  • Adesivo testeira no para brisa “Expedição Cordilheira”;
  • Duas Camisetas manga longa por pessoa;
  • Material didático do roteiro (programação, mapas, folders da região…);
  • Carta verde para o veículo;
  • Seguro pessoal de viagem (cobertura básica de vida e saúde), nas estritas condições contratadas pela expedição;
  • Assistência básica em todo o percurso em caso de pane no veículo (com reboque até a cidade mais próxima);
  • Assistência nas aduanas;
  • Organizadores (guias) com experiência no roteiro, administrando a conduta do comboio durante todos os dias, dando prioridade ao roteiro programado;
  • Segurança com o veículo 01 passando continuamente informações do transito/trafego;

NÃO INCLUÍDO NO PACOTE

  • Despesas extras nos Hotéis e alimentação durante toda a viagem;
  • Combustível, pedágio e manutenção de cada veículo;
  • Ingressos para visitações (termas, museu, parques, fortes…);
  • Deslocamento inicial e final de cada participante;
  • Qualquer outra despesa extra que não esteja incluído no pacote.

Mídias em destaque