TUDO SOBRE A RUTA DOS 7 LAGOS NA ARGENTINA
O roteiro passa por, na verdade, 11 lagos, saindo de San Martín de los Andes até chegar em Villa La Angostura, dois povoados charmosos a norte de Bariloche
A Ruta dos Siete Lagos é um roteiro no sudoeste da Argentina, perto de Bariloche, que apesar do sete no nome, passa por 11 lagos contornados por paisagens naturais impressionantes. Todos os 108 quilômetros da Ruta de los Siete Lagos podem ser percorridos de carro ou excursão em apenas um dia, mas também há quem faça o percurso em mais tempo, de bicicleta.
A viagem começa na charmosa San Martín de los Andes, pequena cidade que lembra Bariloche, e termina em Villa La Angostura, que também conserva a arquitetura de inspiração alpina dos imigrantes europeus que colonizaram a região. Ou você pode começar por La Angostura e terminar em San Martín, dependendo de onde estiver hospedado. Os dois destinos têm excelentes opções de hotéis, pousadas e casas para alugar, sendo que La Angostura oferece mais opções de alto padrão.
San Martín tem hospedagens mais em conta para viagens com orçamento mais apertado (tem até camping durante o verão). Entre uma bela lagoa e outra, você pode parar para contemplar a pequena Villa Traful, que fica no meio do Parque Nacional Nahuel Huapi e parece ter parado no tempo. É possível chegar a San Martín de Los Andes ou Villa La Angostura de carro ou ônibus partindo de Bariloche ou então voar diretamente de Buenos Aires ao aeroporto de Chapelco, ao lado de San Martín de Los Andes. Com a renovação da Ruta Nacional 40, que leva pela Ruta de los Siete Lagos, é possível percorrer o caminho durante todo o ano, mas é melhor fazê-lo no verão ou no inverno, quando chove menos e as paisagens se revelam ainda mais bonitas.
O Cerro Chapelco possui um excelente complexo de esqui e outros esportes de inverno, que são uma boa opção de passeio na região nos meses mais frios. Durante o verão, para quem está em busca de aventura, a sugestão é caminhar (e escalar, caso tenha experiência) pelo Monte Tronador, que fica perto de Pampa Linda, a sul de La Angostura.
Tudo começa em San Martín de los Andes
LAGO LÁCAR
Saia de San Martín pela Ruta Nacional 40, que rodeia o Lago Lácar, o primeiro dos 11 lagos da Ruta de Los Siete Lagos (sim, o nome precisa ser revisto!). Não se esqueça de abastecer e comprar lanchinhos para a estrada, pois não há postos de gasolina à vista até chegar em La Angostura.
LAGO MACHÓNICO
5 km após a ponte sobre o Río Hermoso, o Lago Machónico pode ser avistado com suas águas azul escuras. É possível praticar esportes aquáticos no lago e também percorrê-lo de caiaque ou canoa.
LAGO HERMOSO
Rodeado por bosque andino patagônico, com árvores nativas como lengas, cohuiles, ñires e alguns exemplares de raulís. Se o dia estiver bastante quente, as águas do Lago Hermoso são umas das menos geladas da região, além de serem bastante calmas, especialmente pela manhã e ao cair da tarde.
Veados coloridos (e caçadores atrás deles) são comuns nesse bosque, então caminhe com cuidado. Se desejar, é possível acampar às suas margens, mas é preciso obter autorização ambiental em San Martín ou La Angostura pois o lago é protegido pelo Parque Nacional Lanín.
LAGO VILLARINO
Este lago está a poucos quilômetros após a entrada no Parque Nacional Nahuel Huapi (é preciso pagar 50 pesos de entrada), ao lado do Lago Falkner. A água está repleta de trutas e é possível praticar pesca esportiva mediante autorização que pode ser emitida na entrada do parque.